Pesquisar

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Acabe com a caspa

Não existe coisa pior que você pentear os cabelos e ver a presença de inúmeros flocos. Que caem na roupa causando constrangimento.Esse é um problema que atinge homens e mulheres. Muitos homens com esse problema optam por raspar completamente a cabeça .O que não é uma boa idéia.

A caspa, também conhecida como seborréia .Ocorre no couro cabeludo quando as glândulas sebáceas produzem excesso de óleo.Como consequência, ocorre a descamação do couro cabeludo , odor desagradável e fios enfraquecidos resultando em queda.

Acredita-se que o fungo de nome Pityrosporum ovale contribua para essa situação. Ele habita normalmente os folículos pilosos, e pode haver uma reação imune que contribua para a dermatite.

Existem pessoas com a genética favorável a possuir o couro cabeludo oleoso. Estas podem desencadear o problema ao ingerir alimentos muito gordurosos , açúcar em excesso, estresse e ao tomar banhos muito quentes.

Não é preciso se preocupar caso utilize algum utensílio de um amigo ou amiga para usar nos seus cabelos, pois a caspa não é contagiosa.

Recomendações para evitar a caspa

-Adquirir hábitos alimentares saudáveis

-uso de xampus e condicionadores com substâncias como sulfato de selênio, zinco piridine, corticóides, ketoconazol, e o octopirox; Existem muitos xampus no mercado contra a caspa, mas é necessário ter cuidado na escolha ,pois alguns contêm muitas substâncias químicas que podem lesar os cabelos se usados por muito tempo.

-não ingerir alimentos muito gordurosos e açúcares em excesso , além de bebidas alcóolicas

-evitar banhos muito quentes

-Lavar periodicamente os cabelos para evitar a oleosidade excessiva

-tentar combater situações de stress

Infelizmente não há cura para a caspa. Embora casos simples possam ser tratados com produtos comuns de higiene pessoal e cosméticos, em casos mais graves o tratamento deve ser conduzido sob orientação de um profissional.



Um comentário :

  1. otimo ficar sabendo q a caspa nao eh privilegio soh meu,antes caspa q piolho neh,hehehe...eu uso um shampoo bom e q eu acho nao tem nenhum componente quimico All Clear da propaganda do Cristiano Ronaldo.e ta melhorando ou sei lah pelo menos controlando,amenizando...

    ResponderExcluir