Pesquisar

domingo, 31 de janeiro de 2010

Homens e mulheres: Que perfume usar?


“...Um fascínio misterioso

Sensações nem sei de quê,

É poesia, é doçura,

Nenhum sabor de amargura,

É o perfume de você... “

(Perfume de você, Oriza Martins)

O perfume diz muito sobre a personalidade e o estilo.

O hábito de perfumar-se resulta em sensação de bem estar, saúde e frescor. Mas o que poucos sabem é que assim como a roupa , o uso errôneo do perfume pode estragar um belo visual. Quem gosta de estar perto de alguém excessivamente perfumado? O perfume ideal traz conforto, prazer por que altera o estado de espírito e também é terapêutico como o de eucalipto que limpa as vias respiratórias, o de alecrim e os cítricos que estimulam, por exemplo.

O perfume surgiu no Antigo Egito. Eram acessórios sagrados nos templos de seus deuses, mas ganhou a atenção de outras hierarquias como os nobres daquele tempo, popularizando-se e caindo nas graças dos mais humildes.

Os Egípcios eram preocupados com higiene pessoal tomavam banho com suabu (pasta de argila), água fresca, friccionavam incensos para proporcionar frescor. Após isso. O uso do perfume foi aderido por árabes, europeus, e se propagou pelo mundo.

Descrevendo Fragrâncias

Cítricos Florais (frutados): composto por cascas de frutas como limão, laranja, tangerina, mandarim e outros.

Florais Aldeídos: têm um discreto aroma de flores naturais, com aromas delicados e românticos.

Fougère( amadeirados): normalmente é extraído de madeiras e também pode se fazer presente raízes. São geralmente utilizados em perfumes masculinos.

Couros Seco: são extraído do tabaco, couro, musgos e madeiras. São fragrâncias secas e muito fortes.

Chipré Florais: são elaborados a partir de musgos e flores. As uniões desses ingredientes formam uma fragrância clássica e sofisticada.

Orientais Florais: são compostos de ingredientes olfativos sensuais como vlang- vlang e baunilha. Que despertam sensualidade e mistério.

Aldeídos Florais: normalmente combinados com aromas picantes e florais. Provocam frescor. São sofisticados e elaborados.

Aromáticos Secos e Frutados: podem se híbridos secos e frutados e também por acrescentar especiarias como manjericão e canela.

O que são notas?

Notas de cabeça: são aromas que sentimos após a primeira inalação e conseqüente percepção do perfume. São moléculas menores e evaporam rapidamente.

Notas de coração: É o de maior importância no aroma, pois são elas que permanecem na pele por mais tempo. Com duração de 5 a 8 horas.

Notas de fundo: são as ultimas notas que o aroma deixa em nossa pele. Exalam sua fragrância por até 27 horas por terem molécula pesada.

Perfumes para o Dia

Uma essência cítrica e refrescante. Água de colônia ou cítricos é ideal pra trabalhar.

Para Noite

À noite os perfumes densos, amadeirados ou afrofisiacos.

Pros momentos românticos um perfume floral.

Para Mulheres

Doce e floral

Para Homens

Pefumes secos como cedro e sândalo.

Dicas de Uso do Perfume

  • · Não encher a mão de colônia e não jogar na face;
  • · Evite loções pós-barba e perfumes com muito álcool
  • · Caso você use perfume diariamente, o desodorante deve ser neutro.
  • · Para os homens, evitar excesso de perfume combinado com cheiro de bebida alcoólica;
  • · Perfumes cítricos e a base de pinho contém substâncias fotossensibilizantes. Sob o sol, podem manchar a pele e provocar reações alérgicas;
  • · Um o aroma do perfume é diferente em cada pele devido ao seu grau de oleosidade;
  • · Quando for comprar o seu perfume, passe no pulso e espere alguns minutos para definir melhor a fragrância escolhida.
  • · Escolha o seu perfume de acordo com a ocasião, horário, e clima do seu país, perfumes densos e fortes, não combinam com clima quente.
  • · Perfumes sem válvula- podem ser usados a vontade e são perfeitos para o verão.
  • · Perfumes com válvula- indica-se três aplicações no pulso, pescoço
  • · Frascos pequenos com aplicador delicado são produtos concentrados deve ter moderação ao usar.

Marcas Indicadas

Giorgio Armani, Amor-Amor, Azzaro, Lacoste, Paco Rabbané, Chanel, Hugo Boss, Carolina Herrera, Ralph Lauren, Thierry Mugler, Joop, Guy Laroche, Jean Paul Goultier, Dior, Marina De Borbon Princesse, Lacome, Prada, Givenchy, Calvin Klein.


Nenhum comentário :

Postar um comentário