Pesquisar

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Você sabe se barbear?


A barba de um homem adulto cresce em média um centímetro por mês. E para garantir uma aparência mais leve ao rosto passam pela transformação do barbear, mas o uso constante da lâmina é prejudicial à pele sendo ocorrente casos de irritações decorrentes dos machucados da lâmina, o ressecamento da pele e a pseudofoliculite (pêlos encravados), comum em homens de barba cerrada ou pêlos muito crespos.

Dicas:

Fazer a barba com o hábito de tratar a pele.

Para um barbear perfeito é importante o uso de produtos específicos para esse fim, que podem ser encontrados na forma de mousse, creme ou gel, pois hidrata a pele, amolecem os pelos e facilitam o deslizamento da lâmina no rosto.

É importante que ele seja aplicado em boa quantidade e massagear o rosto. Os movimentos circulares ajudam a amaciar a pele e facilitam a retirada dos pêlos.

O uso de bálsamos e loções pós-barba tem efeito suavizaste, restabelecem a hidratação natural da pele, protege contra agressões externas e conferem à pele uma sensação de limpeza e frescor muito agradável.

Os melhores momentos para remover os pêlos da barba são logo após o banho, quando o rosto está úmido e a pele mais macia, ou à noite, quando o rosto tem mais oleosidade natural e a pele está relaxada;

Antes de aplicar o creme de barbear, lave o rosto com água morna para abrir os poros;

Comece pelas áreas com pêlos mais macios, como as faces do rosto e o pescoço. Deixe a região do queixo por último, onde os pêlos demoram mais para amolecer.

Ao movimentar a lâmina, acompanhe o sentido em que os pêlos crescem. Direcione o aparelho para baixo nos pêlos que crescem para baixo; e para cima naqueles que crescem para cima. Ir ao contrario do crescimento resulta em um barbear mais rente, mas agride a pele e favorece o aparecimento de pêlos encravados.

Ao finalizar o processo, enxágüe o rosto com água fria em abundância para fechar os poros, não esfregue a toalha no rosto, apenas seque-o levemente;

Se a sua pele é muito sensível, evite usar bronzeadores ou filtros solares imediatamente após o barbear. Evite também fazer a barba no mesmo dia em que irá nadar, pois o cloro e o sal da água irritam a pele;

Durante o fim de semana, dê um descanso para o seu rosto.

Se a barba for cerrada, coloque uma toalha quente sobre o rosto por 30 segundos. Quanto mais macio o pêlo, melhor desliza a lâmina sobre o rosto.

Em pele com acne cuidada pra não feri-las

Finalmente, aplique uma loção pós-barba sem muito álcool, pra pele com acne use antibiótico na forma de gel.

Substitua a lâmina após três ou quatro barbeadas. Lâminas muito usadas são prejudiciais a pele.

Outras ferramentas de barbear:

Barbeadores elétricos- deixam a pele menos irritada

Barbear definitivo a laser- diminuir a quantidade e a espessura dos pêlos. Para acabar definitivamente com os pêlos são necessários aplicação de quatro ou cinco, com intervalo de um mês.

Nenhum comentário :

Postar um comentário